Aracaju é uma das menores capitais do Brasil e, diferentemente, de outras cidades litorâneas do Nordeste, as praias não são seu principal atrativo. Pelo contrário, em todo o estado, a praia do Saco (quase na divisa com a Bahia) é a única que apresenta mar com águas claras.
“Morei” durante 2 meses na cidade, em 2008, por motivos de trabalho. No mês passado, também a trabalho, estive lá por 1 semana. O que mais me encanta em Aracaju é a simpatia da população, o jeito de cidade pequena, a orla da praia principal super bem cuidada e a grande quantidade de passeios que podem ser feitos no estado tendo como base a cidade.
Na minha primeira visita à cidade fiz os 2 principais passeios oferecidos pelas agências de turismo: de escuna pelos cânions do rio São Francisco e de barco (e bugue) pela praia de Mangue Seco, localizada já no estado da Bahia. Na segunda visita fui à cidade de São Cristóvão, agora bastante conhecida por ter uma praça que é o mais novo Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. São 3 passeios belíssimos que vou comentar melhor em outros posts.
Fui também à praia de Pirambu onde foi instalada a primeira base do Projeto Tamar no Brasil. Esta base monitora 53 quilômetros de praias e protege mais de 100 mil filhotes de tartarugas marinhas todo ano. O município fica a 80 quilômetros da capital e vale uma visita.
Voltando a falar de Aracaju, a cidade possui um Mercado Municipal bem interessante que vende desde artesanatos de palha e renda bem populares a comidas típicas, como as mais variadas castanhas, pimenta, tapioca e doces de caju.
Há ainda a orla de Atalaia (principal praia da cidade) e suas atrações, como o Oceanário de Aracaju, mantido pelo Projeto Tamar; o Centro de Arte e Cultura de Sergipe, com lojinhas que vendem artesanato da região; o Mundo da Criança, com vários brinquedos; lagos com fontes luminosas e a Passarela do Caranguejo, trecho com vários bares, cujas especialidades são caranguejo e muito forró.
Conheci a Colina de Santo Antônio com sua igreja e uma bela vista da cidade, a bonita Catedral Metropolitana e a orlinha do Bairro Industrial, cheia de barzinhos à beira do rio Sergipe, oferecendo uma visão bem bonita da ponte Aracaju-Barra.
PS: As últimas fotos foram copiadas do site Visite Aracaju, pois 3 anos atrás eu odiava tirar fotos. J
Há outras coisas a descobrir na cidade e algumas opções de passeios que parecem ser bem bonitos e ainda não fiz, como o tour de barco até a foz do rio São Francisco, a visita à cidade histórica de Laranjeiras e a ida à ilha de areia Croa do Goré.
A cidade possui também uma das festas de São João mais animadas do Brasil que infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer.
Dica: Vá ao restaurante O Miguel - único da cidade estrelado no Guia Quatro Rodas - e peça o Surubim na Brasa. Bom demais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário