sábado, 10 de setembro de 2011

Patrimônio Mundial

A cidade de São Cristóvão, a menos de 30 quilômetros de Aracaju, possui grande relevância histórica por ser a quarta cidade mais antiga do país, tendo sido fundada pelos espanhóis em 1590. São Cristóvão ainda passou por domínio holandês no século XVII, antes de ser finalmente declarada pelos portugueses, em 1820, a primeira capital de Sergipe.

Passar uma tarde caminhando por suas praças, igrejas e casarios centenários é um passeio bem agradável. Após décadas de abandono e roubos de peças, as igrejas apresentam interiores bastante simples. Nos últimos anos, esta realidade começou a ser mudada e todas as construções históricas da cidade passaram (e ainda passam) por um processo de restauração.

Comecei o passeio visitando a Igreja Nossa Senhora do Amparo, na Rua das Flores, que foi construída no final do século XVIII. Em seguida, segui para a Praça Senhor dos Passos e conheci o Conjunto Carmelita (séc. XVIII) em estilo barroco, que conta com a Igreja e Convento do Carmo e a Igreja Senhor dos Passos. Continuei a caminhada até a bucólica e sossegada Praça Matriz, onde visitei a bela Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, fundada em 1608 por padres jesuítas. Antes de conhecer a cereja do bolo, visitei também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (séc. XVIII), local que preserva as manifestações culturais e religiosas de tradição africana.

Igreja Nossa Senhora do Amparo
Conjunto Carmelita
Convento do Carmo
Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória
Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória
Interior da Igreja Matriz
Praça Matriz

Terminei o dia na Praça São Francisco, exemplar mais bem-preservado da arquitetura colonial espanhola no Brasil, e desde 2010, o mais novo sítio brasileiro a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

A praça abriga a Igreja e Convento de Santa Cruz (também conhecido como São Francisco) e o Museu de Arte Sacra, instalado no próprio convento. O museu foi criado em 1974, com a função de preservar o patrimônio religioso de Sergipe e é um dos mais importantes do gênero no país. Não é permitido fotografar em seu interior.

No outro extremo da praça há ainda o Museu Histórico de Sergipe (situado no antigo Palácio do Governo) e a Igreja Nossa Senhora da Visitação. No local, é vendido o bricelete, tradicional e secular biscoito da cidade produzido pela Congregação Irmãs Missionárias Lar Imaculada Conceição.

Interior da Igreja de Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário