domingo, 14 de março de 2010

Cataratas Brasileiras

Para conhecer as Cataratas Brasileiras você precisa entrar no Parque Nacional do Iguaçu que é super fácil de ser visitado. O parque é extremamente organizado. Você paga a entrada e embarca no ônibus interno.

A primeira parada do ônibus é para quem vai fazer a Trilha do Poço Preto. A segunda é para os que vão se aventurar no Macuco Safari e/ou explorar a Trilha das Bananeiras. Na terceira parada o visitante inicia o circuito principal chamado Trilha das Cataratas ou pode encarar o Campo de Desafios (rapel, rafting, arvorismo, muro e escalada em rocha). Na quarta e última parada está a praça de alimentação com o Restaurante Porto Canoas.

Começamos pela Trilha das Cataratas que é, na verdade, um caminho asfaltado que não exige esforço algum, de onde se vê o tempo todo saltos e mais saltos, um mais bonito que o outro.

Em menos de 1 hora, após tirar muitas fotos, chegamos à passarela fincada no rio que permite chegar bem perto da impressionante Garganta do Diabo. Aqui, se molhar foi inevitável. Como o volume de água estava bastante alto devido às chuvas, o spray de água levantado era grande.

Apesar do tempo nublado durante todo o percurso; no final, o sol resolveu aparecer e nos contemplou com um lindo arco-íris.

No final da trilha, subimos de elevador até o mirante e tiramos outras fotos lindas.

Caminhando mais um pouquinho, chegamos à Estação final para embarcar de novo no ônibus e ir até o Macuco Safari.

Quase todo mundo complementa o circuito principal com o Macuco Safari, passeio de bote que vai, literalmente, até embaixo de algumas quedas secundárias. Foi o que fizemos também. A aventura dura aproximadamente 2 horas e começa em um carro elétrico que leva os visitantes até o rio. Aí é entrar no bote, tirar fotos nas paradas estratégicas, guardar a câmera em uma bolsa impermeável (oferecida no passeio) segundos antes de entrar nas quedas e se molhar todo. Ver as quedas de pertinho é muito bonito!

Apesar do Macuco Safari ser uma experiência bem legal, ele torna-se dispensável para quem também vai ao lado argentino (Parque Nacional Iguazú), já que lá existe um passeio semelhante muito mais barato, emocionante e completo. Leia mais aqui.

Do Macuco fomos novamente até a Estação Final para almoçar no Porto Canoas. O restaurante é uma das opções para quem vai passar o dia todo dentro do parque. Funciona com buffet liberado e permite uma visão privilegiada das Cataratas.

Mas a comida não é lá das melhores e o serviço deixa muito a desejar, com demora para servir as bebidas e para limpar as mesas. (Pelo menos foi essa impressão em época de feriado com tudo muito cheio. O interessante é que ao contrário do restaurante, o restante dos serviços do parque é impecável).

Já no final da tarde, sentamos e ficamos observando os diversos quatis que apareciam na nossa frente (acredite, eles eram muitos!!!). Aliás, os quatis estão em absolutamente todos os cantos e são os verdadeiros donos do pedaço.

Pode-se chegar ao Parque Nacional do Iguaçu de carro, de transporte oferecido pelas agências da cidade (R$ 35,00), de táxi ou de ônibus público.
Só não deixe de ir, pois o parque é lindo!

Quanto custa:

- Entrada do parque: R$22,00
- Trilha do Poço Preto: R$100,00
- Macuco Safari: R$140,00
- Trilha das Bananeiras: R$80,00
- Campo de Desafios (Rapel: R$60,00, Rafting: R$90,00, Arvorismo: R$60,00, Muro: R$30,00 e Escalada em rocha: R$50,00 com guia e R$25,00 sem guia)
- Restaurante Porto Canoas: R$35,00

* Valores em Fevereiro de 2010.

1. ENGRAÇADO OS BRASILEIROS CHAMARMOS DE BRASILEIRAS AS CATARATAS SÓ PELO FATO DE QUE ELAS PODEM SER VISTAS DESDE O NOSSO PAÍS. É COMO SE EU DISSESSE QUE O JARDIM DO VIZINHO ME PERTENCE PORQUE PODE SER VISTO DESDE O MURO DA MINHA CASA... TODAS ESSAS IMAGENS AÍ EM CIMA, SE TIVESSEM UMA BANDEIRA QIE INDICASSE A SOBERANIA, SERIAM DAS CORES DOS ARGENTINOS...