quinta-feira, 8 de abril de 2010

Compras no Paraguai e Argentina


Ciudad del Este fica coladinha a Foz do Iguaçu, a apenas 9 quilômetros. As duas cidades são ligadas pela Ponte Internacional da Amizade e muita gente que visita Foz aproveita um tempinho para fazer compras no Paraguai.

A primeira impressão que se tem de Ciudad del Este não é das melhores. A cidade é um grande camelódromo a céu aberto cercado, em grande parte, por galerias com mercadorias de procedência igualmente duvidosa.

Na verdade, a cidade é um caos. O trânsito é caótico e as pessoas ficam te abordando o tempo todo, oferecendo desde meias até eletrônicos. Além disso, há que se tomar cuidado ao andar pelas ruas, pois Ciudad del Este é bem perigosa.

A foto do início do post e as duas a seguir foram copiadas do site IguassuFallsTour.com. Não levamos nossa máquina para passear nesse dia.


Sabendo de todos esses pontos negativos, vem a parte boa da história. Mesmo nas lojas que emitem nota fiscal os produtos são realmente baratos. Pesquisando um pouco para saber as lojas realmente confiáveis, é possível comprar com qualidade e economizar bastante. Não é preciso trocar dólares. A cotação em reais é bem razoável. Só evite usar cartão, pois as taxas cobradas são exorbitantes.

E depois de algum tempo caminhando no “inferninho” a gente até se diverte com aquela desorganização toda.

Quando fomos, a fila para atravessar a Ponte da Amizade com veículos era gigante, então resolvemos atravessá-la a pé. Não nos arrependemos. Em 5 minutos estávamos no Paraguai.

Vale dizer que só optamos por essa solução porque era feriado, tinha muita gente atravessando a pé também e havia bastante policiamento. De forma geral, é mais seguro optar pelo serviço de transfer das agências de turismo de Foz ou ir de táxi.

Algumas dicas de lojas confiáveis:
Monalisa, Casa China, Nave Shop, Monte Carlo, Mega Eletrônicos.

Mais uma dica em Ciudad del Este: se for almoçar na cidade, vá direto ao restaurante da Monalisa no terceiro piso. A comida é simples, mas excelente e o espaço bem bacana. Nosso strogonoff de lomito estava uma delícia.


Já fazer compras no Duty Free Shop de Puerto Iguazú, na Argentina, é uma experiência completamente diferente. Os produtos são confiáveis e o shopping, localizado entre as aduanas brasileira e argentina, é bonito e agradável. Os brasileiros têm livre acesso ao Duty Free e apesar da isenção de impostos, os preços são um pouco superiores aos do Paraguai.

Há um serviço de transporte gratuito para o Duty Free que busca os hóspedes nos hotéis de Foz do Iguaçu às 18:30 e os leva de volta 2 horas depois. É preciso pedir para a recepção do hotel reservar até às 18:00 do mesmo dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário