sábado, 30 de abril de 2011

Praça Vermelha

A Praça Vermelha por si só já vale a viagem até Moscou. Seu nome não se deve às construções vermelhas ao seu redor e muito menos é uma associação da cor com o comunismo. Seu nome em russo significa tanto “vermelha” quanto “bela” e foi traduzido erroneamente séculos atrás, alterando assim o significado original de bela.

A praça é delimitada pelo shopping Gum, pelo Museu Histórico Nacional, pelo Kremlin e pela Catedral de São Basílio.


O Gum é um shopping bem grande, chique e com preços bem proibitivos para os menos afortunados. À noite, ele fica ainda mais lindo todo iluminado.


O Museu Histórico Nacional é também uma construção bem bonita e imponente, todo construído em tijolinhos vermelhos. Infelizmente não tive tempo de visitar seu interior.


O Kremlin merece um capítulo a parte porque “esconde” dentro de suas gigantescas muralhas e torres vermelhas o que antigamente era a citadela real de Moscou. Foi a residência oficial dos imperadores russos e desde o início da década de 90, voltou a abrigar os presidentes russos. Kremlin significa fortaleza. A de Moscou foi batizada somente com esse nome por ser a mais importante e famosa de todas as fortalezas russas.


A entrada para turistas é na Torre Trindade, situada no lado oposto à Praça Vermelha. Os ingressos são vendidos na Torre Kutafiya para o Museu de Armas, para exposições na Torre do Sino de Ivan, o Terrível e para a Praça das Catedrais. Na praça encontram-se seis templos religiosos com cúpulas suntuosas, um mais bonito que o outro: as Catedrais da Anunciação, do Arcanjo São Miguel e da Assunção, a Igreja da Deposição do Manto Sagrado de Nossa Senhora, o Campanário de Ivan, o Terrível e a Igreja dos Doze Apóstolos. As catedrais valem o ingresso!


É proibido tirar fotos no interior dos templos.

Vista panorâmica do Kremlin no Cais de Santa Sofia:


A Catedral de São Basílio foi construída no século 16 e é a construção mais fascinante que eu já tive a oportunidade de conhecer. Diz a lenda que o Czar Ivan mandou cegar o arquiteto Postnik Yakovlev, responsável pelo projeto da catedral, para que ele nunca mais construísse outra obra tão magnífica. E é impossível não ficar uma boa parte do dia admirando as cores fortes e cada detalhe desta catedral. Tudo nela é simplesmente inacreditável.


Na Praça Vermelha encontra-se também o Mausoléu de Lênin, onde encontra-se o corpo do importante líder comunista.

Um comentário:

  1. Moscou é um microcosmos dos maiores contrastes do país.O antigo e o moderno estão lado a lado.
    Viagem super incrível e as fotos ficaram lindas!

    Abraços,
    Antonieta.

    ResponderExcluir