segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cânion do Colca

Visitar o Cânion do Colca é o principal objetivo da maioria dos turistas que visitam Arequipa. A profundidade do vale chega a mais de 4000 metros e reserva aos visitantes várias imagens impactantes. O roteiro de 2 dias pela região que contratamos é o mais comum e mais vendido pelas agências da cidade.

O passeio começou cedo e a primeira parada do dia foi na Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca. Lá, avistamos vicunhas e tiramos fotos com alpacas. Em Patahuasi, “casa no alto” na língua quechua, bebemos mate de coca para ajudar contra o mal da atitude e fizemos algumas comprinhas na feirinha local pega-turistas. :)

Enfrentar a altitude não foi fácil: quanto mais subíamos o vale, o cansaço se tornava maior.


Chegamos no Pueblo de Chivay por volta de 13h00 e paramos em um restaurante self-service bem fraquinho. Monalisa praticamente não comeu nada. :) Depois do almoço, a maioria das pessoas que estava na van ficou em Chivay onde tinha reservado hotel. Nós seguimos em frente porque preferimos reservar um hotel em Yanque (Hostal Tambo Colca), um pueblo mais isolado que tinha sido muito bem recomendado no site mochileiros.com.

Depois de deixarmos nossas mochilas no hostal, fizemos uma caminhada puxada de 20 minutos até as piscinas naturais com águas termais. Relaxamos bastante naquele oásis de tranqüilidade com água fervendo, mas na volta, Monalisa começou a se sentir muito mal por causa do soroche e só foi piorando ao longo da noite. Passamos a madrugada em claro.


No segundo dia, Monalisa ainda não estava bem e foi difícil curtirmos o tour por completo. O primeiro destino foi o Mirador Cruz del Condor, vendido como a atração principal do roteiro. Não achamos esta parada tão imperdível assim, até porque não demos muita sorte e avistamos poucos condores.


Paramos em mais dois miradores bem interessantes para apreciarmos o vale e logo depois chegamos no Pueblo de Maca. No povoado, tiramos fotos com lhamas e uma águia andina.

Dois amigos peruanos que fizemos durante o passeio

Era hora de voltar a Chivay para mais um almoço self-service (dessa vez um pouco melhor). Caminhamos um pouco e encontramos uma estátua de Juanita, a menina famosa do Museo Santuarios Andinos, na praça da cidade.

De Chivay seguimos para Arequipa, onde chegamos no final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário