quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Chapada Diamantina – Cenário encantado

Visitar a Chapada Diamantina era um sonho antigo. As imagens que eu havia visto em revistas e sites davam conta de ser um oásis de paisagens deslumbrantes no centrão da Bahia. As expectativas eram altas.

E eis que chegou o momento.

Passados 7 dias do fim da viagem, ainda estou fascinado. Revejo várias vezes as fotos da trip (algo raro de acontecer) e sinto saudades.

Cachoeiras, grutas, piscinas naturais, rios, trilhas, travessias, cidades históricas, aventura, paz! Conhecer os principais atrativos da chapada requer esforço físico, mas a recompensa é grande. Trata-se de um destino surpreendente!

A porta de entrada principal da chapada é a cidade de Lençóis. É lá que aterrizam os aviões com vôo semanal da Trip (2 vôos a partir de 30/09) e param os ônibus da Real Expresso com 3 saídas diárias de Salvador. Grande parte das pessoas que visita a chapada se hospeda apenas em Lençóis. Sua estrutura turística é a maior da região, com várias opções de restaurantes e agências que oferecem passeios diários. A cidade é aconchegante, dá para curtir uma semana bem movimentada no local e visitar lugares bem bacanas a partir dela, mas a chapada é enorme (maior do que a Holanda inteira) e se torna impossível conhecer tudo montando base somente em Lençóis. A área total da chapada corresponde a cerca de 7% da Bahia e engloba diversas outras cidades e atrações mais distantes.

Assim, para estar mais perto de grandes atrativos da região, como a Cachoeira da Fumaça, o Vale do Paty e os Poços Azul e Encantado; além de viabilizar a ida à Cachoeira do Buracão (a mais bonita das cachoeiras), resolvi dormir algumas noites em Mucugê, Igatu e Vale do Capão, além de Lençóis. Acabei descobrindo que conhecer essas duas vilas e a cidadezinha de Mucugê, por si só já justificaria o pernoite. Suas diferenças, alto astral e centrinhos lindos são apaixonantes.

Vou contar o pouquinho do que conheci deste lugar incrível nos próximos posts. E acreditem, é uma viagem para nunca mais esquecer (e voltar outras vezes).

3 comentários:

  1. A Chapada Diamantina está na minha lista de viagens. Tenho muita vontade de conhecer.
    Voltarei aqui depois para ver as fotos. :)
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai ama o jalapão e vai gostar muito de ler isso tb! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Depois de 4 anos, vamos enfim escrever sobre as atrações da chapada.
    Abraços

    ResponderExcluir