quarta-feira, 31 de março de 2010

Templo Budista e Mesquita Muçulmana

Fizemos dois passeios não turísticos bem diferentes em Foz. Ambos são gratuitos.

Primeiro fomos à Mesquita Muçulmana. Achamos muito bonita por fora, mas pudemos dar apenas uma espiada no seu interior, pois o mesmo estava em reforma.

Vale uma visita rápida.

Já o Templo Budista é uma maravilha. De cara, quando entramos no templo, vemos a estátua, de sete metros de altura, do famoso Buda sentado. A Monalisa não achou tão impressionante, mas eu adorei.

Tem também uma estátua que destoa das demais por ser bem colorida. Linda!


Pesquisando um pouquinho, descobrimos que essa e outras estátuas que estão apoiadas em dragões e elefantes se chamam bodhisattvas: seres de sabedoria elevada que têm o objetivo de iluminar o caminho das pessoas.

Outra estátua bem bonita está ao lado do templo.

Em frente ao templo estão dispostas 108 estátuas idênticas de 2,5 metros de altura. Segundo uma pesquisa rápida no Google, cada uma das estátuas representa um reencarnação de Buda na Terra e as posições das mãos significam boas-vindas e energia positiva.
Na parte interna do templo há 2 andares que são restritos ao público. Pudemos entrar, apenas por alguns minutos, na sala que fica no térreo. Nesta sala estão 18 estátuas lindas que representam discípulos de Buda. Pena não poder tirar foto, pois elas eram realmente muito interessantes.


Gostamos muito de ter ido ao Templo Budista. Tudo lá é bem grandioso.

Só não espere que algum guia vá explicar o significado das estátuas ou contar alguma curiosidade sobre o templo. O mesmo se aplica à Mesquita Muçulmana. Como dissemos no início do post, estes dois lugares não se propõem a ser atrações turísticas (apesar de no templo existir uma lojinha de recordações), mas sim espaços para manutenção e difusão das crenças religiosas de seus seguidores.

* O templo se encontra em uma região mais humilde e afastada da cidade. Achamos o caminho para se chegar até ele um pouco inseguro e não nos arriscaríamos tentando ir de transporte público até o local.
Prefira um táxi ou alguma empresa de turismo da cidade.

2 comentários:

  1. Igor e Monalisa,
    Cheguei aqui através do seu comentario sobre a Rússia no blog da Fê Costa.
    Adorei o blog de voces. Preciso voltar a Foz. Fui há 40 anos atrás, quando entrei na faculdade.
    Só tinham as passarelas, as ruas do Paraguai eram de terra. Tenho só uma foto com a garganta do diabo ao fundo tirada por aqueles fotografos que revelam na hora. Eu nem tinha minha própria máquina.
    Já tá favoritado, quem sabe no segundo semestre desde deste ano.
    Vou ficar de olho nos seus relatos da grande viagem, ao Peru, Chile, Bolívia e Ilha de Páscoa, que também estão na minha listinha.
    Continuem aproveitando muito as suas viagens e contando para a gente.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Flora. Estamos com um monte de posts atrasados, mas acho que essa semana damos prosseguimento aos relatos da viagem pela América do Sul.
    Abraços

    ResponderExcluir