sábado, 5 de dezembro de 2015

Pantanal Norte e a onça-pintada


Três anos atrás conhecemos o Pantanal do Mato Grosso Sul e gostamos tanto da experiência que decidimos repetir. Dessa vez o objetivo era focar o mais bonito dos animais do pantanal: a onça-pintada. O destino escolhido foi Porto Jofre, cidade localizada no final da Transpantaneira, em Mato Grosso.

Na região de Porto Jofre encontra-se a maior densidade de onças-pintadas do mundo, felinos que durante o dia saem para se refrescar nas margens dos rios. Por ali, diversos turistas, na grande maioria gringos, fazem passeios de barco todos os dias para avistar o animal. As chances de encontrar uma onça são enormes. Todos ficam hospedados em barcos maiores ou nas poucas pousadas de Porto Jofre que cobram o olho da cara pela hospedagem. As pousadas funcionam no esquema all-inclusive de comida caseira :) com todos os passeios incluídos. 

Chegar até Porto Jofre não é simples. São quase 4 horas de carro desde Cuiabá. Em época de chuvas, o carro precisa ser necessariamente um 4x4 para transpor os 145 km de estrada de terra e as mais de 100 pontes de madeira da Rodovia Transpantaneira.

Nosso roteiro de 2 noites na Jaguar Ecological Reserve incluiu os transfers de chegada e saída desde Cuiabá, um passeio de barco de dia inteiro, 2 safáris noturnos frustrantes e uma trilha nos arredores da pousada. 

Após quase 2 horas de estrada asfaltada chegamos na cidade de Poconé, porta de entrada oficial da Transpantaneira e do pantanal mato-grossense. Nosso primeiro passeio começou ali. Ao longo das 2 horas de trajeto pela rodovia conseguimos ver centenas de jacarés (alguns bem pertinho), capivaras, quatis, cervos e diversas espécies de aves, como o tuiuiú – ave símbolo da região.  

Acordamos cedo no dia seguinte para o principal passeio e motivo da nossa viagem. Éramos só nós 2, a guia Abe e o piloto no barco. Depois de algumas horas no rio Cuiabá tirando fotos de jacarés e capivaras avistamos 2 outros barcos parados em uma das margens. Ficamos eufóricos. Nos aproximamos devagarzinho e, descansando debaixo de uma árvore, estava lá o que tanto queríamos ver. Era um silêncio absoluto e uma sensação maravilhosa. Estávamos muito perto da onça-pintada e o bicho era lindo demais. A onça logo avistou um jacaré que se encontrava perto dos barcos e se levantou em posição de caça. Ficou estudando a movimentação do jacaré durante alguns minutos, caminhou um pouco, desistiu do ataque e decidiu se deitar em outro ponto da margem. Ufa! Já acompanhados de outros barcos que logo se aproximaram, ficamos admirando o felino por mais algum tempo e decidimos nos afastar.

Antes de terminar o passeio conseguimos ainda ver um simpático grupo de ariranhas que brincava em outra margem do rio. 

Faltou avistar uma variedade maior de animais, é verdade. Mas já tínhamos visto muitos no Pantanal Sul. O sonho de ver o mais bonito deles pela primeira vez foi realizado. Não dá para reclamar né! 


OBS: Em Poconé, ao longo da Transpantaneira, há diversas pousadas mais baratas que permitem uma experiência bacana do pantanal, mas com uma probabilidade remota de se encontrar uma onça.

Início da aventura
Eram centenas de jacarés
Mais jacarés
Alguns estavam pertinho
Outros mais perto ainda
Tinham quatis também
Aves...
...e mais aves
Um tuiuiú magrinho
Início do passeio de barco...
...no rio Cuiabá
Mais jacarés nas margens do rio
Esse era grandão
Capivaras de olho
Ariranhas fofinhas
Se coçando...
Gostamos delas!
A onça-pintada descansando
Linda demais!
Não cansávamos de admirar...
...nem de fotografar
Fascinante!
Encarando a câmera
Avistando um jacaré
Voltando para a mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário