terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Palmas


Viagem realizada em maio de 2015.

Depois de conhecer algumas regiões no entorno de Palmas, faltava dedicar alguns momentos para a capital mais nova do Brasil. Fundada em 1989, a cidade é toda planejada e, apesar de muito menor, lembra um pouco Brasília (por que será?). Ainda em desenvolvimento, a cidade é limpa, tem um astral legal e me pareceu bem agradável. Gostei do pouco que vivenciei.

A principal atração de Palmas estava a alguns metros da pousada que me hospedei. A Praça dos Girassóis, maior da América latina, foi projetada para abrigar as sedes dos 3 poderes estaduais. O Palácio Araguaia, sede do poder Executivo, permite a visitação e foi um belo ponto de partida para exploração da praça. Tanto o exterior com um design arrojado quanto a parte interna são interessantes.

A praça possui diversos monumentos que contam a história da capital e dos tocantinenses. É ali que se encontra a Pedra Fundamental de Palmas (marco de fundação da cidade) e o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer para lembrar a passagem da Coluna Prestes pela região. Na mais bonita das homenagens, o Monumento Súplica dos Pioneiros apresenta estátuas de bronze que lembram os primeiros moradores da cidade. Há ainda o Monumento 18 do Forte e outros atrativos espalhados pela praça. Todos de alguma forma representando momentos históricos para o estado.

A Avenida JK que corta a cidade dividindo os setores norte e sul é a mais importante e chamou minha atenção pela quantidade de rotatórias. Os “queijinhos”, como são conhecidas, estão presentes a cada 500 metros. Seguindo na direção oeste da avenida encontrei o rio Tocantins e a bonita Ponte da Amizade e Integração que possui 8 km de extensão.

Conheci também a praia da Graciosa, prainha formada pelo rio Tocantins que é muito frequentada pelos palmenses. Apesar da cor escura da areia e da água, a urbanização ali é agradável e bem cuidada. Me lembrou a orla de Aracaju. 

Neste mesmo dia à noite fui conferir uma feira de comida e artesanato locais que estava rolando na Praça do Bosque. Foi bom para experimentar o empadão tocantinense e fechar com chave de ouro a viagem.

Praça dos Girassóis
Palácio Araguaia
Palácio Araguaia
Palácio Araguaia
Palácio Araguaia
Marco de fundação da capital
Memorial Coluna Prestes
Memorial Coluna Prestes
Monumento Súplica dos Pioneiros
Monumento 18 do Forte
Orla da praia da Graciosa
Praia da Graciosa
Marina da praia da Graciosa
Pôr do sol visto da marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário