sexta-feira, 10 de junho de 2016

Fechando a viagem em Manhattan


Escrever sobre Nova York não é tarefa fácil. Primeiro porque é um dos destinos mais destrinchados da blogosfera onde a quantidade de dicas é infinita. Segundo porque tivemos opiniões divergentes sobre a cidade (acreditem, isso é raro). Talvez se fosse a Monalisa que tivesse escrito esse post, ele tivesse ficado mais entusiasmante. Não é que eu não tenha gostado da cidade. Muito pelo contrário. É que apenas não me empolguei. E há várias razões para isso: NY foi o último destino de uma viagem de 33 dias e eu estava um pouco cansado (isso é mais raro ainda rs), a cidade foi disparada a mais cara do roteiro, eu estava mal acostumado com a organização e tudo perfeitamente no lugar (típico dos Estados Unidos) e acho que faltou algo a mais para me surpreender. É claro que não dá para não enxergar os méritos da cidade que são muitos. Em NY a diversão dura 24hs. Manhattan não para! Esse e os próximos posts tentam reunir tudo o que vimos ao longo de 7 dias por lá.

Para entender a cidade

A maior metrópole dos Estados Unidos, conhecida como Big Apple, está dividida em 5 regiões: Bronx, Brooklyn, Queens, Staten Island e Manhattan que é onde a grande maioria dos turistas se concentra em explorar.

Nova York não é a cidade dos cartões-postais nem dos highlights obrigatórios. É claro que, em uma primeira visita a Manhattan, ninguém quer deixar de ver a Estátua da Liberdade de perto, subir o Empire State Building, pisar na Times Square e assistir um musical da Broadway (fizemos tudo isso), mas a grande graça da cidade é zanzar pelos bairros sem compromisso. Além disso, com exceção do Museu de História Natural que é imperdível, os passeios mais gostosos não são pagos: caminhar pelo High Line Park, conhecer o Chelsea Market e o Eataly, atravessar a Ponte do Brooklyn até uma das áreas mais legais da cidade, se perder no Central Park, identificar e lembrar dos cenários infinitamente repetidos em filmes de Hollywood...

Como fomos em julho (período de férias dos americanos), a cidade estava lotada e locais mais concorridos como a Times Square pareciam estar com sua capacidade máxima excedida. O sol apareceu praticamente todos os dias e, apesar de quente, não estava um calor insuportável. Nos cansamos de tanto andar. Utilizamos bastante o metrô e não vimos necessidade de usar os tradicionais táxis amarelos de NY.

Ficamos com a impressão que a segregação racial não é tão forte como a encontrada no resto do país. Dos 5 estados americanos que percorremos, NY foi o único que vimos negros conversando com brancos. Muçulmanos e outras minorias religiosas marcam forte presença também. Uma das qualidades da cidade é ser extremamente democrática.

Onde nos hospedamos

Definir onde dormir em Nova York foi a parte menos agradável do nosso planejamento. Ao mesmo tempo que não queríamos gastar muito com os hotéis de Manhattan, estar longe da “confusão” e das principais atrações não agradava nem um pouco. Depois de muito pesquisar, encontramos um hotel próximo a Times Square que mesmo com preço ainda alto (o mais caro de todas as nossas viagens), já não estava em um patamar impagável.

O nosso escolhido foi o Travel Inn – Midtown Manhattan. Com diária de US$175,00, o hotel não oferece café da manhã, o wifi é cobrado a parte e o quarto é basicão. De ponto alto mesmo só uma bela piscina e a localização na West 42nd Street, próxima à estação de metrô.

Doeu no bolso, mas na ausência de opções mais baratas até que não ficamos de todo insatisfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário