segunda-feira, 20 de junho de 2016

O nosso roteiro de 7 dias em Nova York

Para resumir as postagens e ajudar no planejamento de quem pretende visitar Nova York, resolvemos fazer este último post com o nosso roteiro simplificado pela cidade. Como tínhamos um tempo razoável (1 semana), os dias foram divididos de forma a explorarmos 1 ou 2 bairros no máximo por dia, evitando assim muitos deslocamentos de metrô e focando na bateção de perna. Já tínhamos visitado Las Vegas na mesma viagem e comprado tudo o que queríamos nos outlets de lá. Por isso não dedicamos nenhum dia do roteiro em NY para compras. Para quem deseja focar nisso a dica é separar um dia inteiro para Nova Jersey e seu outlet Jersey Gardens que está a apenas 30 minutos da Times Square.

Para visitar todas as atrações pagas do nosso roteiro; leia-se aqui a Estátua da Liberdade, Memorial & Museu 9/11, Museu de História Natural, Metropolitan Museum of Art e observatórios do Empire State Building e Top of the Rock; compramos o New York City Pass (US$116,00) que nos permitiu não só economizar dinheiro como também enfrentar bem menos filas. O passe oferece ainda a opção de visita a outros atrativos: o Top of the Rock pode ser substituído pelo museu Guggenheim, a Estátua da Liberdade pode dar lugar a um dos cruzeiros da Circle Line e o Museu 9/11 pode ser trocado pelo Museu do Mar, Ar & Espaço. O passe pode ser comprado na bilheteria de qualquer uma dessas atrações.

No final, o roteiro resumido da viagem ficou assim:

1º dia: Cansados, apenas demos uma primeira conferida na Times Square e experimentamos os doces da famosa Carlo’s Bakery.

Times Square

2º dia: Exploramos a área de Midtown (próxima à Times Square). Na parte da manhã, os atrativos principais foram o Rockefeller Center, a Catedral de St. Patrick, os cupcakes maravilhosos da Magnolia Bakery e uma andada pela 5a Avenida. Almoçamos no Grand Central Terminal – a bela estação de trens de Nova York – e curtimos a tarde no Bryant Park que é um dos cantinhos mais gostosos da cidade. O dia terminou no Highline Ballroom com um show cover de artistas da Broadway cantando Bruno Mars.

Rockefeller Center

3º dia: Vimos a Estátua da Liberdade de pertinho com um tour de barco que incluía parada na Ellis Island e passamos o resto do dia caminhando pelo Distrito Financeiro. Conhecemos Wall Street, a Bolsa de Valores de Nova York (maior do mundo), o NY City Hall (prefeitura) e o disputado Charging Bull. Na mesma área, visitamos o Memorial & Museu 9/11 e relembramos o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 que chocou o mundo. Fechamos a noite assistindo um show maravilhoso no B.B. King Blues Club.

Charging Bull

4º dia: Passamos a manhã nos divertindo feito crianças no Museu de História Natural e explorando o lado oeste do Central Park. Voltamos ao Rockefeller Center para subir até o Top of the Rock e contemplar os arranha-céus de Manhattan no pôr do sol. O final de noite foi na Times Square, comendo hambúrguer no Planet Hollywood.

Museu de História Natural

5º dia: O dia mais gostoso da trip por Nova York foi dedicado a um passeio por Chelsea e Meatpacking District. Comemos delícias no Chelsea Market e Eataly – a rede italiana que eleva o conceito de mercado gastronômico, passeamos pelos jardins suspensos do High Line Park e voltamos a ter Manhattan aos nossos pés, dessa vez a partir do 102º andar do Empire State Building. O Blue Note foi o clube escolhido para assistirmos uma sessão de jazz à noite.

Vista do observatório do Empire State Building

6º dia: Começamos o dia com um café da manhã/almoço regado a cachorro-quente na clássica lanchonete Papaya King. Visitamos 2 museus em sequência: o futurista Guggenheim e o fantástico Metropolitan. Para quem estava sentindo falta de um musical da Broadway no nosso roteiro, este foi o dia de assistirmos o Rei Leão. A noitada terminou no Ellen’s Stardust Diner – restaurante onde as estrelas são os garçons que cantam e dançam animando o ambiente.

O Rei Leão

7º dia: Voltamos ao Central Park para desvendar outros cantinhos que ainda não tínhamos visto. Saímos de Manhattan para dar uma passada rápida no Brooklyn e atravessar a ponte mais famosa de Nova York. O jantar foi no Carmine’s – um restaurante italiano que os turistas brasileiros adoram.

Central Park

Nos cansamos de tanto andar, entrar em lojas, comer hambúrguer, beber cerveja e admirar o skyline de Manhattan.

Primeira dica: se tivéssemos pouquíssimo tempo na cidade, não hesitaríamos em pular “as atrações obrigatórias” dos dias 2 e 3 e partiríamos logo para o filé do roteiro que são o passeio por Chelsea e Meatpacking District, com direito a conhecer a trinca Chelsea Market-High Line-Eataly; a caminhada pelo Central Park e a visita aos museus de História Natural e Metropolitan.

Segunda dica: Assim como Las Vegas, Nova York é uma cidade que não dorme. Há atrações para o dia inteiro, então permita-se assistir algum show/curtir uma noitada e acordar tarde alguns dias. E entenda-se show como algo além do roteiro “apenas assistir um musical famoso da Broadway”. Há muito mais coisas legais para serem vistas. A cena musical de NY é impressionante.

Terceira dica: Como dá para ver no resumo, é perfeitamente possível fazer uma viagem sem precisar utilizar os tradicionais táxis amarelinhos de NY e gastar muito dinheiro. É só gostar de caminhar e ter um pouquinho de calma para entender o mapa com as infinitas linhas do metrô que se cruzam.

O que queríamos ter visto

- Com certeza o que mais deixou a gente frustrado foi não ver um jogo de basquete no Madison Square Garden. Fomos aos EUA em julho e a temporada da NBA ainda não tinha começado. :(
- Com mais tempo, teríamos dedicado 1 dia inteiro ao Brooklyn e à área de Williamsburg. É sempre bom ver outros lugares menos badalados.

Onde nos hospedamos

O hotel que escolhemos nos hospedar foi o Travel Inn – Midtown Manhattan. Muito bem localizado na West 42nd Street, próximo à estação de metrô e à Times Square, o hotel tem diária de US$175,00 e não oferece nada demais. Parece caro (e é mesmo), mas não é nada fácil encontrar uma hospedagem mais barata em Manhattan. Ainda mais em julho que é altíssima temporada.

1. Igor, parabéns!! Ótimo blog, já salvei nos meu favoritos. Estarei indo no próximo ano à NYC e vou seguir seu roteiro, acrescentando mais um dia para Jersey Gardens.